blog História

Paranaguá – aqui nasceu o Paraná

19 de fevereiro de 2013

A importância do terminal portuário para o desenvolvimento econômico e social de Paranaguá é tema do capítulo “O Porto e a Cidade”, do livro Paranaguá Grande Mar Redondo – aqui nasceu o Paraná. O autor, que é funcionário da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), mostra em suas fotografias os avanços em infraestrutura e movimentação.

Para o ex-superintendente da Appa, Mario Lobo Filho, o livro apresenta o Porto como protagonista da história da formação de Paranaguá e do Paraná, revelando as cores e formas que compõem a atividade portuária. “As imagens mostram a essência do nosso terminal, que tem um papel fundamental na economia do Estado e, principalmente, na vida da comunidade parnanguara. É interessante ver cenas que já fazem parte do nosso cotidiano ganharem vida com um enquadramento diferente, um olhar mais sensível, cores mais vivas”, destacou.

O livro fotográfico Paranaguá Grande Mar Redondo – aqui nasceu o Paraná, de Celso Lück Júnior, foi lançado oficialmente na terça-feira, 8, na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá  (ACIAP), com público formado por familiares, amigos, admiradores e convidados.

O presidente da Aciap, Yahia Hamud, fez a apresentação e deu boas-vindas aos convidados. Também foi franqueada a palavra ao empresário Eduardo Andrade, que destacou a satisfação de ver reconhecida a prata da casa.

“São pessoas como Celsinho que enaltecem a cidade de Paranaguá. Este é um dos livros mais bonitos que já vi”, enfatizou Eduardo Andrade.

É uma satisfação muito grande ter participado deste trabalho, idealizado pelo Celso Lück, e costumo dizer que um projeto para ser apoiado pela nossa empresa precisa ter um DNA parnanguara, forte e natural. E este trabalho tem a essência de Paranaguá”, destacou o gerente de Recursos Humanos do TCP, Luiz Carlos Narock.

O vice-diretor da Fafipar, Florindo Wistuba Junior, destacou a importância da obra para Paranaguá. “Foi muito gratificante para nós, tanto para mim quanto para José Maria de Freitas, termos realizado esta revisão, que nos deixa com muito orgulho encontrar um parnanguara voltado a nossa história, nossas tradições e nossa cultura”, destaca.

Lück ressaltou que a obra conta a história de Paranaguá por meio de imagens, documentos e textos históricos e fala de sua emoção de ver a obra ser colocada à disposição do público. “O nosso maior interesse é de valorizar nossa cidade, mostrar nosso potencial turístico, nossa cultura, um passado tão fantástico que a cidade tem, e isso é uma emoção muito grande, pois queremos que Paranaguá seja valorizada e que o livro seja um instrumento desta valorização e conscientização para preservar nosso patrimônio histórico e cultural”, afirma o autor.

Ele também diz que “o livro registra os aspectos históricos, culturais e a transformação que passou a economia do município desde que o porto de Paranaguá deixou de ser um simples atracadouro para ser um dos mais importantes terminais portuários do país. É uma obra de grande importância para a cidade e para o estado, sendo Paranaguá porta de entrada para a colonização do Paraná”, enfoca Lück.

“Minha emoção é muito grande por estar lançando esta obra produzida por uma equipe altamente qualificada, e quero crer, trará um retorno muito grande para a cidade, porque conseguimos retratar a cidade à altura do que ela merece”.

O lançamento do livro também aconteceu em Curitiba, nesta quarta-feira , 9, na Livraria Curitiba do Shopping Estação, na Avenida Sete de Setembro.

Matéria publicada no jornal Folha do Litoral, em 10 de junho 2010, em Paranaguá.

Gostou? Compartilhe

Comente Isto

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro, comente!

Deixe uma resposta

Click me !