O livro e a exposição “Retratos do cenário artístico de Curitiba dos anos 2000 – Convivência e influências: amigos do Masa” apresentam a obra do artista japonês Masanori Fukushima, reunindo artistas com os quais ele conviveu entre 1995-2005. Fernando Bini, professor e crítico de arte, realizou a curadoria das obras e do texto do livro, que apresenta as influências e relações entre os artistas. Além disso, os artistas são apresentados pela jornalista Marcia Luz, que relata as convivências entre Masa e cada um deles. Por fim, o jornalista e professor José Carlos Fernandes (Zeca) retrata o panorama do cenário artístico daquele importante período da arte na nossa cidade.

Masanori

Fukushima

Esta exposição procura desvelar as histórias extraordinárias em torno do artista de origem japonesa Masanori Fukushima (Kobe, Japão, 1931 – Curitiba, PR, 2008) e suas relações com os mais diversos artistas, tanto no Brasil como também no Japão. Foi desenhista, pintor, gravador, cientista e professor universitário, um intelectual.

Por ser um intelectual que atrave­ssava constantemente dois mundos, um viajante entre o Oriente e o Ocidente, acreditava na universalidade da arte. Mas para ele era necessário compreender os elementos particulares, e mesmo regionais, de cada situação artística.

Em Curitiba rapidamente se integrou às atividades artísticas da cidade frequentando e fazendo cursos nos mais diversos ambientes, culturais e artísticos da cidade.

Sua proposição de vida, como de uma série de pinturas, era a “convivência”. Conviver em um mundo diferente, a convivência humana possível entre todos os seres e a paz entre os homens. A questão de Masanori era: é possível essa troca e influências entre as duas culturas?

Na procura da forma, da representação, que é uma preocupação ocidental, o caminho de Masanori, foi da forte influência da natureza brasileira à persistência do traço oriental. A representação da natureza brasileira é marcada pela paisagem, plantas e animais tratados com cores vivas.

O artista é sempre um desterritorializado, um nômade na procura do seu universo, do seu universal. Assim é como se apresenta a obra deste artista, Masanori Fukushima, que nunca deixou de procurar e de preencher os vazios com o seu próprio eu. Ele faleceu aos 77 anos, em 2008, em Curitiba, capital do Paraná.

Fernando A. F. Bini
Professor, crítico de arte e curador (ABCA/PR e AICA)

Artistas Convidados

Ana González

Ana González

Cristina Mendes

Cristina Mendes

Dulce Osinski

Dulce Osinski

Everly Giller

Everly Giller

Geraldo Leão

Geraldo Leão

Mari Ines Piekas

Mari Ines Piekas

Rosa Bruinjé

Rosa Bruinjé

Contexto histórico

O melhor dos mundos

Entre 1995 e 2005, o pródigo circuito de artes visuais do Paraná fica órfão das colunas da crítica e pesquisadora Adalice Araújo. Em seu lugar, o setor ganha como aliado a reportagem cultural, veiculada na mídia impressa. Jornais da época documentam a dinâmica de aproximados 30 espaços expositivos apenas na capital paranaense, a entrada de Curitiba no circuito das grandes mostras, as Bienais da Fotografia e a expansão das Mostras da Gravura. Na década em que o setor de artes ganhou o primeiro plano, o multiartista Masanori Fukushima, o Masa, disse “presente” em mais de uma frente. Além de fino observador, trava interlocuções estéticas com artistas como Dulce Osinski, Geraldo Leão e Ana González; integra-se ao calendário de oficinas e exposições do Museu Alfredo Andersen e circula em nada menos do que 34 mostras entre Brasil e Japão.

José Carlos Fernandes

A equipe

Coordenação e produção: Naotake Fukushima
Auxiliar de produção: Yasmin Cabral de Oliveira Franco e Maria Aparecida Bezerra Sousa

Revisão de texto: Alvaro Mariel Posselt
Design gráfico: Kando Fukushima e Nexo Design
Organização: Maria Cristina Wiechmann Fukushima
Curador: Fernando Antonio Fontoura Bini

Artistas:
Masanori Fukushima
Ana González
Cristina Mendes
Dulce Regina Baggio Osinski
Everly Giller
Geraldo Leão Veiga de Camargo
Mari Ines Piekas
Rosa Bruinjé – Acervo Galeria de Arte Solar do Rosário. Agradecimentos à Regina Casillo e Lúcia Casillo Malucelli

Fotos:
Obras da Dulce Osinski: Fotos e tratamento de imagens Dulce Osinski
Obras do Geraldo Leão: Foto: Marcelo Almeida | Tratamento de imagem: Miguel Ricardo de Melo
Obras dos demais artistas e dos artistas: Guilherme Pupo

Textos:
Naotake Fukushima
Fernando Antonio Fontoura Bini
Marcia Vasconcelos Luz
José Carlos Fernandes

Tradução:
Jonice Mahana Daher com colaboração de Maria Cristina Wiechmann Fukushima
Alice Salomão Guerra

Assessoria de imprensa:
Brisa Teixeira

Exposição

A mostra reúne obras dos artistas plásticos Masanori Fukushima, Ana Gonzalez, Dulce Osinski, Everly Giller, Geraldo Leão, Mari Ines Piekas, Maria Cristina Mendes e Rosa Bruinjé (in memorian).
Masanori Fukushima foi uma pessoa extraordinária, com carreira acadêmica abrangente e internacional. Atuou tanto no Japão como no Brasil, e em Curitiba, tornou-se o primeiro doutor em História na Universidade Federal do Paraná. Aqui, escolheu viver como um artista na plenitude da palavra. Frequentou centros de arte, aprendeu, ensinou, produziu, expôs, conviveu com diversos outros artistas, tudo de modo muito intenso e revelando sua personalidade carismática.
Com curadoria de Fernando Bini e uma proposta inusitada, a exposição busca reunir obras produzidas durante o tempo de convivência entre Masa e os artistas, traçando um breve cenário da arte produzida em Curitiba nos anos 2000.

Contrapartida Social

Ação de contrapartida no Museu Guido Viaro, realização de atividade de monotipia com auxilio dos mediadores.

Ação educativa no Museu:

A ação educativa ocorreu entre os dias 02/03 e 10/03 com a participação aproximada de 200 alunos com faixa etária de 10 a 14 anos e professores, sendo ao todo 5 visitas.
O projeto contou com a disponibilização de transporte gratuito, seguindo o percurso Escola-Museu-Escola.
Cada mediação teve a duração de 1 hora e 30 minutos, onde ao final, cada criança pode criar sua própria monotipia com os materiais disponibilizados.

A Galeria Insight é uma galeria online que nasce de um desejo antigo de disponibilizar obras do artista Masanori Fukushima (Masa) para a apreciação do público de modo virtual. Na ocasião da exposição “Amigos do Masa”, que aconteceu no Museu Guido Viaro, em Curitiba – 2023, o projeto ganhou forma e, com a participação de alguns artistas convidados neste evento, a ideia foi inaugurada.

Na Galeria Insight você encontrará obras exclusivas em desenhos, pinturas, xilogravuras, litogravuras, impressão fineart, dentre outras técnicas, selecionadas para colecionadores e ajudando a formar coleções de arte.

Ao clicar em uma imagem, você acessa o portfólio de cada artista, bem como detalhes das suas obras.

Encontre na Galeria Insight a sua obra de arte!