Ana
González
Ana González nasceu em Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias, território ultramarino pertencente à Espanha, no ano de 1951. Migrou para o Brasil com sua família quando tinha apenas dez anos. As artes plásticas e visuais estiveram presentes desde cedo na sua trajetória pessoal, seu pai era fotógrafo e tanto seu avô como uma tia, pintores. Em Curitiba, frequentou dos 12 aos 18 anos de idade a Escolinha de Artes do Colégio Estadual do Paraná. Na Fundação Cultural de Curitiba trabalhou por 31 anos, destacando-se como gestora cultural e diretora do Museu da Gravura de Curitiba. Artista de múltiplas linguagens e experimentações, reconhece que iniciou desenhando para só depois submergir no universo da gravura. Durante 25 anos, coordenou o ateliê de gravura daquele museu – onde desenvolveu suas primeiras experiências curatoriais e de produção de exposições. Além disso, a sua inquietude e fazer artístico levaram-na a experimentar outras formas de se expressar – através de instalações, objetos, fotogramas, intervenções tanto em espaços internos como no espaço da cidade. Tudo isso restou sistematizado em inúmeros livros e publicações de sua lavra. Segundo a própria artista, no seu processo de produção, enfatiza fortemente a experimentação, percorrendo caminhos inusitados ou pouco convencionais: “vou lançando mão ou inventando o necessário para a realização de cada novo trabalho e, entre os temas que me interessam, busco abordar questões que tocam as relações entre os indivíduos em sociedade, das quais emerge frequentemente temas relacionadas à mulher através do questionamento do seu corpo físico, afetivo, emocional, social e político. Ana interagiu com Masanori Fukushima durante a década de 2000, quando ele passou a frequentar o atelier de gravura, aventurando-se na técnica da xilogravura. Dessa relação de intercâmbio de experiências resultaram alguns lindos trabalhos de gravura e uma amizade que se estendeu ao círculo familiar do seu aluno.
instagram.com/anagonzalez1017
Obras no catálogo
Sem Título
Impressões da mesa de gravação do atelier de xilogravura do Museu da Gravura Cidade de Curitiba.
39 x 79cm
1991
Digitalizada por Naotake Fukushima
Sem Título
Xilogravura
41 x 81 cm
1993
Digitalizada por Naotake Fukushima
Sem Título
Impressões da mesa de gravação do atelier de xilogravura do Museu da Gravura Cidade de Curitiba.
39 x 79 cm
1991
Digitalizada por Naotake Fukushima
Sem Título
Relevo seco sobre papel
100 x 140 cm
1998
Fotografia de Wilton Montenegro
Sem Título
Papéis translúcidos carimbados com desenhos variados da artista, grampos e arame
130 x 168 cm
1998
Fotografia de Wilton Montenegro
Catálogo
Slogans publicitários e 13 lâminas
de plástico, suporte de ferro
Cada lâmina 90 x 70cm
2001
Fotografia de Ana González
Tenho Peito
Série Sinalizadores
Relevo Seco sobre papel
10,3 x 49,5 cm
2007
Fotografia de Guilherme Pupo
Passo a Mão
Série Sinalizadores
Relevo Seco sobre papel
10,3 x 49 cm
2007
Fotografia de Guilherme Pupo
Tenho Peito
Série Sinalizadores
Relevo Seco sobre papel
10,3 x 49,5 cm
2007
Fotografia de Guilherme Pupo
Sem Título
Plásticos, camisas de amigos, embalagens, fio elétrico
18 cm de diâmetro x 75 cm de largura
2000
Fotografia de Luiz Cequinel
Sem Título
Embalagens plásticas, papéis translúcidos desenhados, carimbados e gravados, impressos comerciais, plásticos e papelão, atados com cintos doados por amigos e de acervo pessoal. Rolos atravessados poe fios de arame, suspensos junto à parede por fios sintéticos
2000
Fotografia de Ana González
Sem Título
Embalagens plásticas, papéis translúcidos desenhados, carimbados e gravados, impressos comerciais, plásticos e papelão, atados com cintos doados por amigos e de acervo pessoal. Rolos atravessados por fios de arame, suspensos junto à parede por fios sintéticos
1999
Fotografia de Wilton Montenegro
In God we trust
Fotograma a partir de nota de um dólar [moeda do EUA]
30,5 x 40,4 cm
Digitalizada por Naotake Fukushima
Deus seja louvado
Fotograma a partir de nota de vinte reais [moeda do Brasil]
30,5 x 40,5 cm
2004
Digitalizada por Naotake Fukushima