Fundação Cultural de Curitiba convida para o Show de Lançamento do Livro “Poemia”
O evento acontecerá domingo, 13 de novembro, às 19h no Teatro do Paiol, Curitiba.
“Poemia é um livro de Menestrel. Quem possui um mínimo de sensibilidade musical já o lêcantando. No ritmo de seusversos e na sonoridade das suas rimas,a melodia flui. Adorei a belezade sua trovadoria. Sãopoemas do tempo de antes daescrita. Do tempo dos aedos derua e cantigas de estrada.”
Paulo César Pinheiro
O compositor e intérprete Jean Garfunkel com 30 anos de carreira e 4 discos gravados (3 em dupla com seu irmão Paulo Garfunkel), lança seu primeiro livro de poemas e letras de músicas.
Suas composições já estiveram nas vozes de cantores importantes da MPB, tais como Elis Regina, Maria Rita, Zizi Possi, Renato Braz e Pena Branca e Xavantinho.
Poemia é dividido em três capítulos, que por sua vez identificam os pontos de vista poéticos de três olhares diferentes. Assim temos: Solaris, para os poemas que abordam a natureza com suas inspirações diurnas, Lunaris para os poemas de amor, onde a mulher aparece como a musa plenamente identificada com o arquétipo lunar e Etílicus para os poemas embriagados de humor e crítica social, onde o bar é cenário e personagem do poeta que extrai da lucidez feérica da boemia a matéria-prima de seus versos.
Grande parte destes foi musicada por parceiros ilustres como: Júlio Medáglia, Léa Freire, Sizão Machado, Natan Marques, ou pelo próprio autor. São estas canções entremeadas aos poemas que compõem o roteiro do Show Poemia. Um concerto temático com musica e texto, que canta, conta o livro, e leva o espectador a percorrer simultaneamente estas duas possibilidades sonoras da poesia: cantada e falada.
Jean Garfunkel
Poeta, cantor, compositor consagrado na MPB com canções gravadas por Elis Regina, Maria Rita e Renato Braz, entre outros, pesquisa a vida e a obra de João Guimarães Rosa buscando elementos para suas composições em parceira com seu irmão Paulo Garfunkel.
Desde de 2005 participa de pesquisas e excursões literárias às cidades de Morro da Graça, Cordisburgo e Andréquicé, que fazem parte do circuito cultural Guimarães Rosa, em Minas Gerais.
“Imprescindível não é fazer poesia
Imprescindível é olhar para vida
como um poeta olharia.”
Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro, comente!