categoria design

Design e Sustentabilidade: Dimensão Social

A dimensão social é provavelmente a mais complexa dentre as dimensões da
sustentabilidade, que incluem, também, a dimensão ambiental e econômica.
Complexa, pois trata-se frequentemente de problemas para os quais a) não há
soluções certas ou erradas, mas melhores ou piores dentro de um espectro de
possibilidades de natureza fortemente qualitativa; b) a natureza do problema
muda com o passar do tempo, afetadas por variáveis como educação, ampliação
da renda, mudanças políticas, etc.; c) é difícil garantir que o problema foi de fato
resolvido, dado que não há um fim claro, nem tão pouco há teste que permita
garantir que a solução desenvolvida de forma definitiva. Ademais, estes resultados,
via de regra, são obtidos a longo prazo, com prazos muitas vezes incompatíveis
com os prazos de financiamento e os horizontes estratégicos das organizações.
Ainda assim, apesar da complexidade do tema, não há como se furtar a
oportunizar o desenvolvimento de competências no tema para aqueles
desejosos de integrar a sustentabilidade em suas carreiras profissionais.
Felizmente identifica-se já um arcabouço teórico-prático suficiente para viabilizar
a estruturação de um livro texto. Foi com este intuito que professores de todo
o país, através da LeNS (Learning Network on Sustainability), desenvolveram
esforços de forma colaborativa para produzir este material didático. O próprio
livro é uma nova forma de organizar o processo de escrita de conteúdos, ou
seja, ele mesmo é uma inovação social, pois foi organizado através de diálogos
acontecidos na forma de workshops com os autores presentes ou online (modelo
distribuído) e, posteriormente, escrito de forma colaborativa, de tal forma que a
autoria dos textos, ou partes de textos, ficou quase impossível de se reconhecer.

Download Grátis

Solicitar Download
Categorias: , Tags: ,

Informação adicional

Ano

2019

ISBN

9788562241598