blog Notícias

13 grandes filmes com cenas em bibliotecas

12 de março de 2016

Neste dia 12 de março – dia do bibliotecário – a Editora Insight parabeniza aos bibliotecários pelo seu trabalho com os livros. E nesse dia escolhemos lembrar de grandes cenas de filmes que ocorrem dentro de bibliotecas, que só existem e são tão incríveis por causa desses grandes profissionais que escolheram cuidar e catalogar os livros! Essa lista é inspirada no post do Blog da Biblioteca da UCS.

“Marion the Librarian” de The Music Man

The Music Man, no Brasil como “Vendedor de Ilusões”, é uma comédia musical de 1962 que conta a história de Harold Hill (Robert Preston), um professor e vendedor de instrumentos que tenta convencer os habitantes da pequena cidade de River City, Iowa, a montar uma banda de garotos. A bibliotecária local Marion Paroo (Shirley Jones), se descontenta inicialmente com a ideia mas logo se rende a música. O filme recebeu o Oscar de melhor trilha sonora, indicações nas categorias direção de arte, melhor figurino, melhor edição, melhor filme e melhor som.

the-music-man-library-scene

“I Love You” de Breakfast at Tiffany (Bonequinha de luxo)

Filme de 1961, Bonequinha de Luxo mistura os gêneros de comédia e drama. Acompanha a história da socialite Holly Golightly (Audrey Hepburn) em sua tentativa de se casar com m rico e tornar-se atriz em Hollywood. Ao decorrer da trama Holly se envolve com o escritor Paul (George Peppard) que aproveita a silenciosa sala da biblioteca para se declarar a ela.

breakfast-at-tiffanys

The Breakfast Club (Clube dos Cinco)

Clube dos Cinco é um drama produzido em 1985 que conta a história de cinco adolescentes que foram punidos com um sábado inteiro de detenção por se comportaram mal na escola. O filme se passa inteiramente dentro da biblioteca da escola e os personagens são descaradamente representantes de estereótipos de jovens americanos, que ao longo da trama são de mostrando mais iguais do que diferentes entre si.

the-breakfast-club-library-shot

“Construction Complete” de The Shawshank Redemption (Um sonho de liberdade)

Produzido em 1994, a história se passa em 1946 quando o jovem e bem-sucedido banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins) é sentenciado injustamente a duas prisões perpétuas consecutivas pelo assassinato de sua esposa e de seu amante.

shawshank-redemption-library-scene

“Investigating at The Library of Congress” de All The President’s Men (Todos os Homens do Presidente)

Um drama de 1976, Todos os Homens do Presidente conta a história de dois jornalista que investigam o caso Watergate para o jornal Washinton Post. A investigação os leva a Biblioteca do Congresso e a descobrirem uma rede de espionagem e lavagem de dinheiro, que resulta na renúnica do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.

library-scene-all-the-presidents-men

The Hogwarts Library da série Harry Potter

A série de filmes do Harry Potter foi produzida entre os anos de 2001 (Harry Potter and the Philosopher’s Stone) e 2011 (Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2 ). Os filmes acompanham a história do bruxo Harry e seus amigos desvendando mistérios antigos e combatendo as forças das trevas. Ao mesmo tempo que tem que estudar e apreender as artes da bruxaria na Escola de Hogwarts. Como toda boa escola Hogwarts possui uma vasta biblioteca recheada de livros sobre bruxaria.

library-scene-harry-potter

“The Fortress of Solitude” from Superman

Superman – the Movie foi produzida no ano de 1976 e conta história do jovem Kal-El (Christopher Reeve), enviado por seu pai para a Terra para salvá-lo da destruição do planeta natal Krypton e na sua jornada a se tornar o super-heroí Super-homem. A Fortaleza da Solidão serve de quartel-general para o Super e guarda todas as informações e artefatos restantes de Krypton.

superman-fortress-of-solitude-library

“The Jedi Archives” from Star Wars Episode II: The Attack of the Clones (Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones)

Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones foi lançado em 2002 e acompanha a tensão na República Galática e o treinamento do jovem jedi Anakin Skywalker por Obin-Wan Kenobi. O filme apresenta a sala dos Arquivos Jedi, uma imensa biblioteca da Ordem Jedi.

jedi-archives

“Following Joe Doe” from Se7en (Seven)

Lançado em 1995, Seven conta a história de dois policias: David Mills (Brad Pitt), jovem e impetuoso, e William “Smiley” Somerset (Morgan Freeman), maduro, culto e prestes a reformar-se. Os agentes que são encarregados de uma perigosa e intrigante investigação: um serial killer que baseia os seus assassinatos nos sete pecados capitais.

se7en-library

“Would You Be More Comfortable?” de Philadelphia (Filadélfia)

Filme de 1993, conta a história de Andrew Beckett (Tom Hanks), um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Após descobrirem que ele é portador do vírus HIV, Andrew é demitido da empresa. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

philadelphia-movie-library-scene

“X Marks the Spot” de Indiana Jones and the Last Crusade (Indiana Jones e a Última Cruzada)

Indiana Jones e a Última Cruzada foi produzido em 1989. Nele o arqueólogo Indiana Jones (Harrisson Ford) tem acesso à um misterioso envelope que contém informações sobre a localização do lendário Santo Graal, o cálice que Jesus Cristo teria utilizado na Última Ceia. Quando seu pai, o professor Henry Jones (Sean Connery), é sequestrado pelos nazistas, o aventureiro irá embarcar numa missão perigosa para salvá-lo e impedir que a relíquia sagrada caia em mãos erradas. A biblioteca é cenário para a cena “O X marcar o local”.

indiana-jones-library-scene

“In the Stacks” de Ghostbusters (Os caça-fantasmas)

Filme de comédia de 1984, onde Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando a subvenção termina eles são despedidos e Venkman sugere que abram um negócio próprio, a exterminadora de fantasmas “Ghostbusters”. O possui uma assuntadora cena na biblioteca com o fantasma da bibliotecária.

ghostbusters-library-scene

“Frozen” de The Day After Tomorrow (O dia depois de amanhã)

Em “O dia depois de amanhã”, de 2004, a Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo. Na cena da biblioteca congelada um dos sobreviventes está queimando livros para aquecer o local, mas é impedido de queimar um desses livro. Um exemplar da Bíblia de Gutenberg quase é destruído. Esta cena é citada no livro Vade-mécum de Tipografia ressaltando a importância desse livro.

day-after-tomorrow-library

 

 

 

Gostou? Compartilhe

Comente Isto

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro, comente!

Deixe uma resposta

Click me !