blog Notícias

13 grandes filmes com cenas em bibliotecas

12 de março de 2016

Neste dia 12 de março – dia do bibliotecário – a Editora Insight parabeniza aos bibliotecários pelo seu trabalho com os livros. E nesse dia escolhemos lembrar de grandes cenas de filmes que ocorrem dentro de bibliotecas, que só existem e são tão incríveis por causa desses grandes profissionais que escolheram cuidar e catalogar os livros! Essa lista é inspirada no post do Blog da Biblioteca da UCS.

“Marion the Librarian” de The Music Man

The Music Man, no Brasil como “Vendedor de Ilusões”, é uma comédia musical de 1962 que conta a história de Harold Hill (Robert Preston), um professor e vendedor de instrumentos que tenta convencer os habitantes da pequena cidade de River City, Iowa, a montar uma banda de garotos. A bibliotecária local Marion Paroo (Shirley Jones), se descontenta inicialmente com a ideia mas logo se rende a música. O filme recebeu o Oscar de melhor trilha sonora, indicações nas categorias direção de arte, melhor figurino, melhor edição, melhor filme e melhor som.

“I Love You” de Breakfast at Tiffany (Bonequinha de luxo)

Filme de 1961, Bonequinha de Luxo mistura os gêneros de comédia e drama. Acompanha a história da socialite Holly Golightly (Audrey Hepburn) em sua tentativa de se casar com m rico e tornar-se atriz em Hollywood. Ao decorrer da trama Holly se envolve com o escritor Paul (George Peppard) que aproveita a silenciosa sala da biblioteca para se declarar a ela.

The Breakfast Club (Clube dos Cinco)

Clube dos Cinco é um drama produzido em 1985 que conta a história de cinco adolescentes que foram punidos com um sábado inteiro de detenção por se comportaram mal na escola. O filme se passa inteiramente dentro da biblioteca da escola e os personagens são descaradamente representantes de estereótipos de jovens americanos, que ao longo da trama são de mostrando mais iguais do que diferentes entre si.

“Construction Complete” de The Shawshank Redemption (Um sonho de liberdade)

Produzido em 1994, a história se passa em 1946 quando o jovem e bem-sucedido banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins) é sentenciado injustamente a duas prisões perpétuas consecutivas pelo assassinato de sua esposa e de seu amante.

“Investigating at The Library of Congress” de All The President’s Men (Todos os Homens do Presidente)

Um drama de 1976, Todos os Homens do Presidente conta a história de dois jornalista que investigam o caso Watergate para o jornal Washinton Post. A investigação os leva a Biblioteca do Congresso e a descobrirem uma rede de espionagem e lavagem de dinheiro, que resulta na renúnica do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.

The Hogwarts Library da série Harry Potter

A série de filmes do Harry Potter foi produzida entre os anos de 2001 (Harry Potter and the Philosopher’s Stone) e 2011 (Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2 ). Os filmes acompanham a história do bruxo Harry e seus amigos desvendando mistérios antigos e combatendo as forças das trevas. Ao mesmo tempo que tem que estudar e apreender as artes da bruxaria na Escola de Hogwarts. Como toda boa escola Hogwarts possui uma vasta biblioteca recheada de livros sobre bruxaria.

“The Fortress of Solitude” from Superman

Superman – the Movie foi produzida no ano de 1976 e conta história do jovem Kal-El (Christopher Reeve), enviado por seu pai para a Terra para salvá-lo da destruição do planeta natal Krypton e na sua jornada a se tornar o super-heroí Super-homem. A Fortaleza da Solidão serve de quartel-general para o Super e guarda todas as informações e artefatos restantes de Krypton.

“The Jedi Archives” from Star Wars Episode II: The Attack of the Clones (Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones)

Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones foi lançado em 2002 e acompanha a tensão na República Galática e o treinamento do jovem jedi Anakin Skywalker por Obin-Wan Kenobi. O filme apresenta a sala dos Arquivos Jedi, uma imensa biblioteca da Ordem Jedi.

“Following Joe Doe” from Se7en (Seven)

Lançado em 1995, Seven conta a história de dois policias: David Mills (Brad Pitt), jovem e impetuoso, e William “Smiley” Somerset (Morgan Freeman), maduro, culto e prestes a reformar-se. Os agentes que são encarregados de uma perigosa e intrigante investigação: um serial killer que baseia os seus assassinatos nos sete pecados capitais.

“Would You Be More Comfortable?” de Philadelphia (Filadélfia)

Filme de 1993, conta a história de Andrew Beckett (Tom Hanks), um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Após descobrirem que ele é portador do vírus HIV, Andrew é demitido da empresa. Ele contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington), um advogado negro que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

“X Marks the Spot” de Indiana Jones and the Last Crusade (Indiana Jones e a Última Cruzada)

Indiana Jones e a Última Cruzada foi produzido em 1989. Nele o arqueólogo Indiana Jones (Harrisson Ford) tem acesso à um misterioso envelope que contém informações sobre a localização do lendário Santo Graal, o cálice que Jesus Cristo teria utilizado na Última Ceia. Quando seu pai, o professor Henry Jones (Sean Connery), é sequestrado pelos nazistas, o aventureiro irá embarcar numa missão perigosa para salvá-lo e impedir que a relíquia sagrada caia em mãos erradas. A biblioteca é cenário para a cena “O X marcar o local”.

“In the Stacks” de Ghostbusters (Os caça-fantasmas)

Filme de comédia de 1984, onde Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando a subvenção termina eles são despedidos e Venkman sugere que abram um negócio próprio, a exterminadora de fantasmas “Ghostbusters”. O possui uma assuntadora cena na biblioteca com o fantasma da bibliotecária.

“Frozen” de The Day After Tomorrow (O dia depois de amanhã)

Em “O dia depois de amanhã”, de 2004, a Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo. Na cena da biblioteca congelada um dos sobreviventes está queimando livros para aquecer o local, mas é impedido de queimar um desses livro. Um exemplar da Bíblia de Gutenberg quase é destruído. Esta cena é citada no livro Vade-mécum de Tipografia ressaltando a importância desse livro.

 

 

 

Gostou? Compartilhe

Comente Isto

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro, comente!

Deixe uma resposta

Click me !