categoria design

Design Estratégico em Transição

Design Estratégico em Transição apresenta reflexões de docentes do PPG em Design da Unisinos sobre como a crise e a imprevisibilidade transformam os modos de projetar. A obra evidencia o valor da imaginação, da crítica e do recuo como forças criativas, explorando temas como sustentabilidade, biodesign, cidades inteligentes, educação, territórios, feminismo e memória. Ao articular teoria e prática, o livro mostra o design como campo em constante movimento, aberto a novas formas de enfrentar os desafios contemporâneos e imaginar futuros preferíveis.
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

R$ 45,00

4 em estoque

Categorias: ,

Descrição

Design Estratégico em Transição reúne escritos de docentes do Programa de Pós-Graduação em Design da Unisinos, explorando como os tempos de crise provocam deslocamentos fundamentais nos modos de se fazer design. Ao invés de enxergar a imprevisibilidade como obstáculo a desviar-se, a obra a toma como alicerce projetual, ressaltando o valor da imaginação, da hesitação crítica e do recuo como forças para transformar práticas e expandir horizontes.
Os capítulos percorrem temas que vão da aventura experimental no Antropoceno às tensões entre memória e tecnocultura, passando por devir, sustentabilidade, biodesign, cidades inteligentes, territórios criativos, educação pluriversal, e feminismo enquanto forma de enfrentamento à violência e à desinformação. A diversidade de abordagens revela o design como prática inspirada pela força da transição, alinhada tanto à complexidade dos desafios contemporâneos quanto à necessidade de construir futuros preferíveis.
O livro propõe uma abertura para o design como espaço liminar de invenção e crítica. Ao articular conceitos e práticas, oferece ao leitor reflexões contemporâneas sobre o Design Estratégico, e pistas para sua transformação em meio às incertezas que marcam os cenários sociais, culturais e ambientais do nosso tempo.
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Conselho Editorial:
Debora Barauna
Guilherme Englert Corrêa Meyer
Gustavo Daudt Fischer

Autores:
André Canal Marques
Debora Barauna
Fabricio Farias Tarouco
Filipe Campelo Xavier da Costa
Guilherme Englert Corrêa Meyer
Gustavo Daudt Fischer
Gustavo Severo de Borba
Ione Maria Ghislene Bentz
Izabele Colusso
Maria Clara Jobst de Aquino

Informação adicional

Peso 390 g
Dimensões 21 × 15 × 1,5 cm
ISBN

978-85-88673-20-5

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Design Estratégico em Transição”

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.