blog Notícias

Livro ‘Quem o vento trouxe’, inspirado em projeto social, traz a temática do trabalho infantil

4 de junho de 2021

Para assistir a live>>clique aqui<<

12 de junho: Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

De Cássia Helena Guillen, lançamento será no dia 11 de junho, às 13h30,
com a participação da autora e do Presidente da FAS, Fabiano Vilaruel,
que contará sobre o Programa Anjos da Guarda

O dia 12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Com a pandemia, o trabalho infantil está crescendo nos países mais pobres do mundo, como resultado do impacto econômico, fechamento das escolas e a morte dos pais. Em 2021, a Campanha 12 de junho integra as mobilizações do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, instituído pela ONU.

Em Curitiba, uma dessas ações será uma live de lançamento do livro ‘Quem o vento trouxe’, de Cássia Helena Guillen e ilustrações de Ingrid Osternack Barros Neves. Editado pela Insight, a obra é inspirada em uma história real, no projeto social Dorcas, de Almirante Tamandaré. Ela traz a temática do trabalho infantil, em que Maria, a protagonista é uma criança de sete anos, que ajuda a mãe a catar lixo na rua. Por meio de um projeto social, Maria encontra na música, a identidade com o som, o ritmo e o instrumento, os quais determinarão um novo destino para a sua vida.

A live será realizada no dia 11 de junho (sexta-feira), das 13h30 às 14h30, nas redes sociais da Editora Insight. Entre os convidados, além da autora do livro, estarão presentes, o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel, e a diretora de Políticas Públicas e Planejamento da FAS, Claudia Estorilio. Eles falarão sobre o Programa Anjos da Guarda, lançado em agosto de 2020.

O Programa intensifica o serviço de abordagem social na região central de Curitiba. De acordo com Vilaruel, de setembro a dezembro do ano passado, as equipes do Anjos da Guarda fizeram 2.795 abordagens sociais que envolveram violação de direitos contra crianças e adolescentes. Segundo a FAS, entre as situações mais comuns estiveram crianças e adolescentes vendendo balas e esmolando, acompanhados dos responsáveis; adolescentes sozinhos vendendo balas nos semáforos ou pedindo dinheiro na frente de comércios; e crianças acompanhadas dos pais na coleta de material reciclável, diz o presidente.

Sobre o livro e a autora: Cássia Helena Guillen é formada em Letras Português/Inglês e Pedagogia. Tem Dourado em História da Educação pela PUCPR. Atuou no Ensino Superior, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Atualmente, é Coordenadora de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais. É escritora de livros infantis, entre eles “Quem o vento trouxe” (Editora Insight), inspirado em uma história real que aconteceu recentemente num projeto social chamado Dorcas, o qual atende uma comunidade em Almirante Tamandaré.

Live de lançamento do livro ‘Quem o vento trouxe’

Apoio: Este livro foi viabilizado pela Lei de Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba com apoio do Colégio Positivo e do Shopping Mueller.
Quando: Dia 11 de junho
Horário: das 13h30 às 14h30

Gostou? Compartilhe

Comente Isto

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro, comente!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Click me !